loading...

Inteligência de Decisão Potencializada pela Hiperautomação

A necessidade de tomada de decisões mais precisas e rápidas tornou-se cada vez mais crítica no atual cenário empresarial, marcado por mudanças rápidas e incertezas. Como resultado, a importância da inteligência de decisão está em destaque, e o surgimento da hiperautomação está fortalecendo ainda mais seu papel.

Em março de 2018, o Google identificou a inteligência de decisão e a IA como pilares de seu modelo de negócios, marcando um ponto de virada significativo em sua abordagem estratégica. Ao nomear Cassie Kozyrkov como a primeira Cientista-Chefe de Decisão, o Google visou aumentar a compreensão e o uso da inteligência de decisão em toda a organização. Um dos principais papéis do Cientista-Chefe de Decisão era educar todos os funcionários sobre inteligência de decisão. Esse foi um grande passo para que o termo "inteligência de decisão" começasse a atrair a atenção do mundo. Em seguida, em 2019, a inteligência de decisão ganhou maior reconhecimento público através do livro da Dra. Lorien Pratt, "Link: How Decision Intelligence Connects Data, Actions, and Outcomes for a Better World."

Em outubro de 2021, a Gartner nomeou a inteligência de decisão como uma "tendência tecnológica estratégica para 2022". De acordo com a Gartner, a inteligência de decisão é definida como um amplo domínio tecnológico de tomada de decisões que integra múltiplos campos tradicionais e avançados para projetar, modelar, alinhar, executar, monitorar e ajustar modelos e processos de decisão. Sua importância continuou a crescer, sendo também selecionada como uma tendência tecnológica estratégica para 2024.

A inteligência de decisão é um processo orientado por dados que permite uma tomada de decisões mais rápida e precisa, baseada em fatos em vez de intuição ou instinto. O objetivo da inteligência de decisão é garantir que as decisões tomadas por humanos (para tomar melhores decisões) obtenham o resultado desejado ao construir modelos de IA. É por isso que a inteligência de decisão é tudo sobre projetar e executar modelos de decisão que utilizam de forma abrangente as tecnologias de IA, ML e automação. Isso cria valor de negócio e permite a implementação de medidas acionáveis gerando recomendações imediatas de negócios. Essa abordagem está revolucionando a tomada de decisões baseada em dados.

A inteligência de decisão conecta dados a decisões, ações e resultados. Ela gera insights a partir de dados, toma decisões usando-os, executa essas decisões e suporta o processo de feedback medindo a eficácia e o desempenho.

Os modelos de decisão impulsionados pela inteligência de decisão podem ser divididos em suporte à decisão, aumento de decisão e automação de decisão.

Decision Intelligence
  • Decision Support
  • Decision Augmentation(의사결정 증강)
  • Decision Automation
Modelos de decisão para inteligência de decisão (Fonte: XMPro)

Suporte à Decisão utiliza tecnologia de IA para auxiliar tomadores de decisão humanos, coletando e analisando evidências, reconhecendo e diagnosticando problemas, sugerindo possíveis cursos de ação e avaliando ações propostas. Pode fornecer aos usuários de negócios uma visualização abrangente de dados por meio de dashboards e sofisticadas ferramentas de business intelligence. Os usuários, então, utilizam esses insights para tomar decisões informadas, baseadas nos dados mais recentes.

Aumento de Decisão utiliza dados analisados para recomendar decisões e prever resultados futuros. Combinando tecnologia e análise com processos de negócios específicos, as máquinas são habilitadas a fundir dados, identificar padrões e fornecer recomendações. As recomendações são entregues aos tomadores de decisão por meio de várias interfaces de usuário (email, mensagens de texto, voz, etc.). Essas tarefas podem ser definidas pelo usuário (se, então, senão), orientadas por análise (modelos de precificação complexos) ou baseadas em IA e aprendizado de máquina. Em vez de simplesmente fornecer informações, o aumento de decisão enriquece os insights integrando IA e análise avançada, descobrindo insights ocultos em conjuntos de dados massivos que podem ser difíceis ou impossíveis de serem processados pelos usuários de negócios por conta própria.

Automação de Decisão executa autonomamente processos de tomada de decisão e execução com base em IA, análise e regras de negócio. Isso significa que as decisões dentro de um processo são tomadas usando regras de negócio e dados sem intervenção humana. Essa automação está avançando para a era da hiperautomação, expandindo o reino da inteligência de decisão. Operando dentro de uma estrutura segura, espera-se que tome decisões estratégicas com base em IA, análise e regras de negócio.

A Hiperautomação está inaugurando uma nova era para a inteligência de decisão. Espera-se que traga mudanças inovadoras a todos os processos, desde a aquisição e análise de dados até a tomada de decisões, ajudando as empresas a operar de maneira mais inteligente e a se manter à frente da concorrência. No ambiente de negócios futuro, a hiperautomação e a inteligência de decisão estarão intimamente integradas, impulsionando o avanço contínuo das empresas.



▶   This content is protected by the Copyright Act and is owned by the author or creator.
▶   Secondary processing and commercial use of the content without the author/creator's permission is prohibited.


Seongcheol Choi
Seongcheol Choi

Strategic Marketing Office, Samsung SDS

Corporate Strategy & Business Development, and Customer Success Lead